sas@ipb.ptMapa do SiteMini-URL
ESA | ESE | ESTiG | EsACT | ESSa | IPB

Mensagem do Administrador

Caros alunos

O Administrador dos Serviços de Acão Social do IPB vem relembrar que os Serviços Sociais não apoiam só aqueles que se encontram em dificuldades económicas. Não hesites em colocar todos os problemas que se prendem com a vida académica junto dos Serviços Sociais.

Os SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA (SAS-IPB) é uma organização que presta serviços a todos os alunos das escolas que integram este Instituto Politécnico.

Mais especificamente, são responsáveis pela alimentação em cantinas e bares, residências, bolsas de estudo, cultura, desporto, apoio médico, apoio sociopsicológico com vista à melhoria das condições daqueles que estudam no Instituto Politécnico em especial os mais carenciados.

Estes Serviços foram criados pelo DL.129/93 de 4 de Abril pelo Governo Português dotando-os de autonomia financeira e administrativa.
A sede dos Serviços de Acão Social fica no campus do Instituto Politécnico na Quinta de Santa Apolónia/Av.Sá Carneiro; tel. +351 273 303361; 4;5;7;8 Fax +351 273 331557, no centro da cidade de Bragança e são servidos por transportes públicos.

Serviços prestados pelos SAS do IPB

Bolsas de Estudo – Os SAS atribuem Bolsas de Estudo aos alunos do Instituto e o montante depende da capacidade económica de cada um.

Todos os anos,os interessados terão de fazer uma candidatura via Internet no site do SAS, mediante o preenchimento de um formulário e entrega dos documentos digitalizados via internet. As declarações devem ser justificadas. A atribuição baseia-se em critérios definidos pelo governo tendo em atenção à situação económica, o sucesso escolar e outros.

Os benefícios atribuídos serão um quantitativo mensal em dinheiro e não reembolsável. Também podem ser atribuídos subsídios de residência, de transporte de estágios e outros.

Além das bolsas concedidas pelos SAS, os alunos podem obter bolsas da Fundação Caloust Gulbenkian, dos Governos Regionais da Madeira e Açores, Câmaras Municipais e outras Fundações.

Residências

Para os alunos deslocados os SAS possuem quartos em residências próprias equipadas com cozinhas, salas de estudo, lavandaria, telefone, TV, Internet, fotocopiadora etc. e são atribuídos conforme o montante da bolsa de estudo, necessidade considerada muito urgente, distancia da residência dos pais.

O pagamento do quarto é deduzido da bolsa.

Nos SAS, os alunos podem encontrar direções de alojamentos em casas particulares ou com colegas.

Alimentação

Os SAS do IPB possuem uma Cantina Central para todo o Campus do IPB e um Bar em cada Escola. A Cantina Central é administrada diretamente pelos SAS e é composta de várias salas com oferta diversificada de refeições a diferentes preços. Torna-se necessário a apresentação do cartão de estudante para ter acesso à Cantina. Também é possível tomar refeições nos bares.

Alguns estudantes que desejem, podem trabalhar algumas horas em part time na Cantina, Residências, ou realizar outros serviços como colaboradores mediante uma retribuição pecuniária.

Cultura e Desporto

Os Serviços de Acão Social do IPB estão geminados com os Studentenwerk de Munchen - Alemanha e com a Azienda Regionale per il Diritto allo Studio Universitário de Florença – Itália, com a finalidade de fomentarem a mobilidade dos estudantes, trocas culturais e organização de visitas de estudo aos estudantes destes países. Estes contactos culturais são efetuados numa base recíproca e não acarretam qualquer custo para os participantes excepto as viagens.

As Associações de Estudantes encontram nos SAS um aliado importante nos apoios para a realização de festas comuns como a “Semana Académica”, “Semana do Caloiro”, “Queima das Fitas”, “Magustos” etc.

As Tunas Masculina e Feminina são associações de grande visibilidade tanto no país como no estrangeiro e das quais o Instituto Politécnico muito se orgulha.

Manifestações desportivas, o teatro, a música e o jornalismo, são áreas de especial interesse e que merecem da parte dos SAS uma particular atenção com apoios financeiros diretos ou indiretos.

Apoio médico e sócio psicológico

Em Março de 2007 começou a funcionar um Gabinete de Saúde com consultas do fórum Psicológico e Social. Esse Gabinete é constituído por quatro Psicólogas, uma Assistente Social, duas enfermeiras e duas dietistas. Os apoios são nas áreas psicológicas, Social, Planeamento Familiar e Toxicodependência e dietética. Estes tipos específicos de apoio estendem-se a quem os solicitar, desde que tenha necessidades materiais comprovadas e serão gratuitos.

Serviços de Ação Social - Instituto Politécnico de Bragança - Campus de Santa Apolónia - 5300-252 BRAGANÇA
Telf. Bragança: (+351) 273 303 365 - Telf. Mirandela: (+351) 300 029 997