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Projetos

Projeto nº: POCI-02-0550-FEDER-022234 e POCI-05-5763-FSE-022234 

Apoiado pelo Programa SAMA 2020

Designação do Projeto:
 SISTEMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Custo total elegível: 1.324.710,65€

Apoio financeiro da UE: 1.126.004,05€

Síntese do projeto:

A tipologia dos serviços prestados aos alunos do Ensino Superior está definida no Regime Jurídico as Instituições de Ensino Superior, (Lei 62/2007), sendo que cabe aos serviços de Ação Social de cada uma das instituições de ensino superior conceder apoios diretos e indiretos, os quais são geridos de forma flexível e descentralizado, nomeadamente: Apoios sociais diretos (Bolsas de estudo e auxílios de emergência); Apoios sociais indiretos (alimentação, alojamento, serviços de saúde, atividades culturais e desportivas e outros apoios educativos). Dentre destas áreas assume especial destaque, pela sua relevância para os alunos e para as comunidades académicas, em geral, os serviços de bolsas, alojamento e alimentação, os quais são assegurados pela generalidade de instituições de ensino superior, sendo que a disponibilização dos restantes serviços depende das condições específicas de cada Instituição.
No caso dos Serviços de Ação Social que integram o consórcio que está na base desta candidatura, verifica-se uma cobertura bastante alargada de serviços disponibilizados aos alunos, bem como uma grande compatibilidade e equilíbrio ao nível da tipologia da oferta. A sintonia verificada ao nível da missão, da visão e da forma de concretização da oferta de serviços ao nível operacional destes três Serviços de Ação Social é, sem dúvida, um fator que será um importante facilitador para o sucesso da execução da candidatura..

Nesta sequência, este projeto baseia-se num modelo de serviço público centrado nos cidadãos com atuação na simplificação legislativa e administrativa, na normalização de processos, na administração em rede e na racionalização da distribuição de serviços públicos, sustentados no uso intensivo de TIC, Considerando o diagnóstico e as necessidades identificadas operação visa atingir os objetivos estratégicos:
  1. Assegurar a modernizar os serviços básicos de apoio aos alunos prestados pelos promotores;
  2. Promover a prestação de serviços transversais no âmbito do consórcio dos Politécnicos da Região Norte;
  3. Melhorar a qualidade dos serviços prestados aos diversos ?clientes? internos e externos;
  4. Digitalizar e desmaterializar os serviços prestados de apoio social, numa lógica de integração de recursos, de cooperação e de funcionamento em rede;
  5. Promover a disponibilização de serviços eletrónicos multicanal;
  6. Desenvolver e integrar sistemas e infraestruturas tecnológicas dos três parceiros de forma a permitir suportar novos modelos de atendimento, em especial ao atendimento digital assistido, incluindo os sistemas de backoffice;
  7. Assegurar a integração da plataforma de serviços básicos de apoio aos alunos com sistemas e infraestruturas tecnológicas existentes nas diferentes áreas setoriais e níveis de administração e em particular através da integração na iAP;
  8. Facilitar o acesso aos serviços dos alunos das três instituições envolvidas no projetos, bem como de outros ?clientes? internos e externos, através da criação de um sistema de autenticação único, no âmbito da implementação da regra ?uma só vez?, com integração com os sistemas ?chave móvel digital? e cartão de cidadão?;
  9. Aumentar a eficiência e promover a redução de custos de investimento e de contexto dos parceiros;
  10. Melhorar a governança e a transparência dos Serviços de Ação Social;
  11. Promover a reengenharia de processos e a desburocratização dos serviços;
  12. Facilitar os processos de internacionalização dos Institutos Politécnicos parceiros;
  13. Implementar soluções inovadoras que permitam a definição de novos standards de prestação de apoios ao nível dos Serviços e Ação Social em Portugal; 
  14. Criar boas práticas que possam ser disseminadas a nível nacional e internacional; 
  15. Melhorar as competências dos trabalhadores ao nível da reengenharia de processos e em TIC.
Deste modo, por forma a se atingir os objetivos propostos, a operação é dividida nas seguintes atividades, a implementar nos anos de 2017 e 2018:
  1. Framework de Interoperabilidade Implementação;
  2. Plataforma de gestão de serviços de alojamento;
  3. Plataforma de Comunicação digital Implementação;
  4. Formação Implementação;
  5. Marketing e divulgação.
Serviços de Ação Social - Instituto Politécnico de Bragança - Campus de Santa Apolónia - 5300-252 BRAGANÇA
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